Como estou acelerando meus aprendizados com o Github Copilot e Github Copilot Chat

Eu acho que demorei um pouco pra entender a aplicabilidade de uma IA generativa no meu dia a dia. Sim, sou eu mesma quem está criando este texto rs.

Nos últimos 2 anos, dado a minha migração de QA para Engenharia de Software, dentro de uma área de Arquitetura, a quantidade de coisas e a velocidade que estou absorvendo e aprendendo é muito grande. Estou tendo que aprender a lidar com muitas coisas novas, mentalidade nova, cargo novo, responsabilidades, entre outras coisas pessoais.

Muitos de alguns estudos meus enquanto QA falharam, ou por não ter aplicabilidade do que eu estava estudando e era só pra ter o conhecimento, ou porque em algum grande desafio eu me sentia frustrada e não via propósito naquilo. Me sentia muito lenta, rodando sem sair do lugar, e isso me frustrava mais ainda.

Um desses desafios é o desenvolvimento com .Net, paixão antiga com o C#, mas nunca consegui casar o Aprender com o Usar no dia a dia e ver propósito no que eu estava fazendo.

Isso está acontecendo agora com o Github Copilot, Github Copilot chat. Nunca me diverti tanto aprendendo a programar, do zero uma linguagem robusta como C#.

Pra quem está estudando, eu consegui esse benefício com uma licença de estudante do Github Student Developer Pack AQUI.

Vou fazer um post só sobre ele, tem muita coisa aí dentro que vou explorar ainda, mas o Github Copilot e o Chat são meus queridinhos no momento.

Aprender, de longe, ficou mais divertido!

Eu me sinto uma criança vendo todo o poder de uma IA enquanto estou aprendendo sobre .Net. Eu sou uma pessoa que faz muitas perguntas quando quero aprender sobre algo, meu cérebro tem um padrão de filas, se algo que está na fila não é respondido, bloqueia tudo, nada sai enquanto aquela pendência não for respondida. Sabe aquele meme da Nazaré calculando? Sou eu todinha, estudando, em reunião, pensando…

Acho que agora dá pra imaginar o quanto isso é bom, pelo menos pra mim, como um copiloto inteligente? Eu posso fazer perguntas absurdas, idiotas, bobas, complexas, quantas vezes eu quiser até eu conseguir entender e liberar minha fila.

Isso é libertador demais!

É maravilhoso se permitir fazer qualquer pergunta para o seu entendimento, principalmente assim, do zero, iniciando com o fundamento da linguagem, da IDE que é gigante, muita coisa pra aprender.

Olha o exemplo de uma delas, eu tinha um exercício para fazer sobre Listas, muito simples, eu quis perguntar o que aconteceria se colocasse um Random ali, a pergunta foi: Como eu uso isso? ele me respondeu que o que eu estava tentando fazer estava errado e ainda como consertar, com exemplos. Ele é muito bom na explicação.

O meu grande problema com cursos de programação é que não explicam o porquê das coisas, na maioria das vezes, só falam que é pra criar, escrevam essa linha, e confia no processo. Nesse momento, eu quero dar nome às coisas, quero aprender a pesquisar sobre elas, ler documentação da maneira certa, entre muitas outras coisas que não vejo mostrarem em cursos de programação.

Então pude fazer agora um encadeamento de perguntas: Por que é uma IActionResult? O que isso tem a ver com a Controller? O que é uma Controller?

Olhem essa riqueza de detalhes! Quem é o que, quem está chamando quem, no contexto do seu código é isso que acontece… e por aí vai.

Agora os mais engraçados e divertidos do Copilot me ajudando no código, são coisas simples, mas me divertem muito durante o aprendizado.

Eu sei como ele faz isso, mas é muito divertido ver ele fazendo, sério! Eu só escrevi a primeira linha: void RegistrarBanda() e aí ele me sugeriu tudo isso. Eu agradeci, apaguei tudo e escrevi sozinha. Alguns amigos Devs já me falaram que o Copilot agora não é bom pra mim, eu acho que discordo (ainda não tenho a visão deles), ele tá sendo ótimo como copiloto.

Esse foi engraçado, queria deixar comentado no exercício a concatenação e a interpolação de string. Enquanto eu estava escrevendo o comentário sobre a concatenação, quando apertei o enter, ele me sugeriu a segunda linha INTEIRA, sobre interpolação! Achei muito divertido isso!

E se você não está entendendo um pedaço de código, ele te explica! Isso de longe é a melhor parte. Imagina isso num código imenso, que você nunca viu?

E quando algo tem muitos passos pra completar, por exemplo, criar uma Injeção de Dependência?

Aí se você nunca ouviu falar em contêiner de injeção de dependência:

E aí você entende que tem injeção por diversos tipos, então mais uma pergunta, mas essa ele mesmo sugeriu:

De longe, minha melhor experiência para aprender a programar. Me ajuda a lidar com a ansiedade, agora de tanta pergunta, não preciso esperar nada, nem ter que ir em fórum da Alura, perguntar pra um amigo, etc.

Não estou mais frustrada! Tenho respostas e estou caminhando bem no meu aprendizado, me divertindo com as possibilidades.

É isso! Por aí, como anda a sua interação com as IAs? Se divertindo também? Conta aqui nos comentários.

Publicado por Katiana Maia

Katiana Maia é QA desde pequena, só não sabia disso. Em 2015 entrou de cabeça na área e mergulhou de vez. É multiplicadora da cultura da qualidade e testes e gosta de ajudar as pessoas a entenderem o valor deles. Já palestrou em eventos como o TDC em SP e o DevOps Summit Brasil na Microsoft. É coordenadora do Meetup GaroaQA Rio que colabora com a comunidade para uma troca de experiências reais. Apaixonada pela história do Walt Disney e a cultura de excelência que se mantém até hoje.

Deixe um comentário