Como encantar DE VERDADE um cliente #Nubank

Se tem um assunto que eu amo é observar como as empresas tem criatividade em encantar um cliente. E geralmente a gente pensa que precisa de ideias mirabolantes para conseguir esse feito. Mas na verdade não é não.

Eu já fiz essa comparação na minha palestra sobre “O que aprendi sobre Qualidade com Walt Disney”, mas pra mim faz todo sentido. Nubank e Disney. Ambas nasceram de uma dor, uma necessidade que os criadores tiveram e resolveram fazer alguma coisa sobre isso.

Agora se tem uma coisa que detesto é pagar conta atrasada, eu fico mordida quando a correria do dia a dia e o meu celular me fazem esquecer de pagar a conta. Juros de bobeira, as coisas já não estão boas e ainda pagar juros de bobeira, é de lascar!

Pois bem! Dia 10 esqueci de pagar a minha fatura do Nubank, o boleto do Condomínio e me lembrei às 0h22 do dia 11, fui dormir muito brava porque havia esquecido de pagar! Coloquei alarme para o dia seguinte pagar e não esquecer e quase ia esquecendo de novo!

Hoje recebi um e-mail do Nubank dizendo que os juros pelo meu atraso não seriam cobrados porque só atrasei 1 dia e eles entendem que imprevistos acontecem. Ora gente! Quando que um banco não cobra juros?

Olá, Katiana! O Nubank nasceu com a missão de reduzir a complexidade e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. Por isso, criamos um cartão de crédito sem tarifas abusivas. Sabemos que imprevistos podem acontecer, e como você pagou o total da fatura do seu cartão apenas 1 dias após o vencimento, não cobraremos os juros pelo atraso.

Fiquei surpresa! Fiquei em choque! Fiquei encantada! A gente nunca espera que um banco entenda qualquer problema nosso e muito menos que não cobre pelo que é justo, atrasei e pronto! Mas tem aquele lance de empatia, boa vontade e querer SIM encantar o cliente né? É simples não?

O que EU como cliente mais desejo é que a minha correria do dia a dia não seja impactada, que as coisas funcionem, é só isso! Não perder tempo é lucro!

Agora, funcionar o aplicativo e ainda receber um e-mail desses, é muito bacana! Parabéns Nubank por mais esse encantamento. Sim! Claro que minha avaliação foi EncantadA.

O que geralmente a gente vê por aí são empresas correndo atrás dos clientes para poder consertar alguma coisa. Mas que tal se antecipar e pegar o cliente de surpresa?

Sério, não precisa muito, mas dá muito trabalho! Só observar, se colocar na pele do cliente, prestar atenção nas suas principais reclamações e atender! Se não puder atender por algum motivo, ser claro, transparente, como uma boa relação.

É por isso que amo ser QA, ter essa observabilidade aflorada me ajuda a enxergar coisas por vezes muito sutis e que fazem parte de um contexto muito maior. É maravilhoso!

Publicado por Katiana Maia

Katiana Maia é QA desde pequena, só não sabia disso. Em 2015 entrou de cabeça na área e mergulhou de vez. É multiplicadora da cultura da qualidade e testes e gosta de ajudar as pessoas a entenderem o valor deles. Já palestrou em eventos como o TDC em SP e o DevOps Summit Brasil na Microsoft. É coordenadora do Meetup GaroaQA Rio que colabora com a comunidade para uma troca de experiências reais. Apaixonada pela história do Walt Disney e a cultura de excelência que se mantém até hoje.

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