QArentena 52 – (RE)começar

Que live sensacional!!! Quantas histórias interessantes foram contadas! Tenho certeza que cada um se identifica com uma ou com uma mistura delas! Para cada história contada, com suas dores, o José Correia apresentou uma maneira de ter AÇÃO e sair dessa situação para Recomeçar com o pé direito!

Alguns assuntos conversamos no chat e foi muito divertido! Um deles é sobre a história do Hugo, o Universitário. A dificuldade de aprender código na faculdade, traumas de matérias mal desenvolvidas. Aprendemos por aprender, sem propósito, somente pra passar na prova e não sobre o que podemos fazer com aquele conceito explicado. Quantas vezes você se perguntou na faculdade, “o que eu vou fazer com isso?” Por isso bons professores são importantes! Lembro de uma aula de gráfos, um professor era baixinho mas ele cresceu demais nessa aula. Como muitos não entendiam logo no primeiro instante, ele explicou de tantas maneiras diferentes até que o último aluno entendesse, foi uma aula incrível a destreza que ele teve sobre o assunto e como ele explicou.

Outro assunto foi sobre a história de uma pessoa iniciante, como começar na carreira de QA sem experiência? Diversas pessoas sentem essa dor. As vagas que vemos por aí então… Cada dia pede até pra Deus descer na terra e codificar pela gente, Júnior com 2 anos de experiência! Conversamos sobre o processo de entrevista que MUITOS AINDA não dão feedback nem positivo e nem negativo. Estar na condição de procura de emprego estando desempregado é tão complexa, mexe com tantos sentimentos, que chega a ser desumano não ter respeito em pelo menos dar um feedback.

Outro assunto que também marcante foi a quantidade de assuntos que precisamos aprender para ontem! Essa área é tão gigante, começar a cavar um buraco e não sai no Japão! É infinito! E quanto mais você estuda mais tem para estudar, assuntos diversos, interessantes, às vezes chatos, mas precisamos estudar sempre. Um dos ensinamentos do Correia foi que se tivermos pelo menos 3 horas por semana para estudar, vamos aprendendo aos poucos e quando precisarmos do conhecimento, ele já vai estar lá! Dividir para conquistar! Fatiar o boi! Método Jason! O que a gente quiser chamar, o importante é ter a cadência de aprendizado e ser prevenido.

E com tudo isso pra aprender, como conseguir um foco? Como saber a direção do que aprender nesse mar de assuntos? Uma sugestão do Correia foi de aprender BEM pelo menos um CRUD para cada um destes assuntos: Web, Mobile, API.

________________

Sobre todos esses assuntos que discutimos, deixo duas sugestões que me ensinaram muito no pouco que sei.

Um Dev certa vez me indicou um curso muito bacana gratuito na Coursera que é sobre esse novo jeito de aprender tudo. Super recomendo.

Curso: Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn]

https://www.coursera.org/learn/aprender

_____

Essa foi uma indicação no Linkedin de um gestor sobre os livros que ele estava lendo, é sempre bom seguir boas pessoas para aprendermos mais. Agora é sobre o foco. Como manter o foco ou o ter escolhas assertivas sobre os diversos assuntos diários que roubam a nossa atenção. Estou terminando de ler esse livro e tem me ajudado muito na questão foco. Muitos cursos e tudo ao mesmo tempo, não funciona! É como no trabalho, muitos assuntos e não fechar nenhum! Pequenas conquistas diárias, isso ajuda a acalmar o coração. Rotina, outra coisa que ajuda a manter o foco e a disciplina para aprender. O poder do hábito!

Livro: Essencialismo: A disciplinada busca por menos

É isso! Espero que tenham gostado da QArentena e das indicações, nos encontramos na próxima!

Publicado por Katiana Maia

Katiana Maia é QA desde pequena, só não sabia disso. Em 2015 entrou de cabeça na área e mergulhou de vez. É multiplicadora da cultura da qualidade e testes e gosta de ajudar as pessoas a entenderem o valor deles. Já palestrou em eventos como o TDC em SP e o DevOps Summit Brasil na Microsoft. É coordenadora do Meetup GaroaQA Rio que colabora com a comunidade para uma troca de experiências reais. Apaixonada pela história do Walt Disney e a cultura de excelência que se mantém até hoje.

Deixe um comentário