A cultura é algo tão importante mas ela também tem uma característica comum a qualidade, não é palpável, é somente percebida.
Sabemos da dificuldade das empresas conseguirem que seus colaboradores tenham a cultura enraizada tanto quanto a qualidade.
Sabe quando você percebe uma cultura bem aplicada? Quando as pessoas de fora reconhecem que você trabalha em determinada empresa. Não diferente, mas é meu referencial, a Disney é assim, pessoas até se referenciam a Disney como algo excepcional quando dizem: “Ah, isso só tem lá na Disney, não adianta querer colocar isso aqui que não rola”, aí eu pergunto, por quê?
Claro que não podemos copiar culturas simplesmente por copiar, elas não são copiáveis, são aprendidas, são enraizadas, são por exemplo, e isso depende de pessoas aderentes a essa atmosfera.

O que eu falo na palestra da Disney: Princípios e valores pregados na parede, não fazem uma cultura. Essas premissas do gráfico, visualmente explícitas, traduzem o porque da cultura, da qualidade, não serem aderentes nas empresas e as pessoas terem tanta dificuldade em implantá-las.
Geralmente só é aplicada a pilha dos Conceitos, esquecem da pilha da prática. A pilha da prática precisa de um esforço tão ou maior do que a do Conceito. O trabalho é árduo mas se não for feito, é o que vemos em diversos lugares quando não vemos aderência a processos relacionados a qualidade, por exemplo.
A Qualidade tem a melhoria contínua enraizada, não pode ser só ensinada, precisa ser praticada e com muito afinco. As pessoas envolvidas devem enxergar valor ao que está sendo feito para conseguirem dar a sua participação com engajamento.
Uma cultura organizacional que já tem os Conceitos e Atenção aos detalhes em todas as camadas, já pratica a observância dos Conceitos na sua prática, pode desfrutá-los com mais afinco. A Qualidade com certeza é só mais uma raiz dessa árvore que se regada da maneira correta, dá muitos frutos.