O Poder da Colaboração

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma das coisas que mais gosto de fazer é observar como as empresas montam estratégias e saem na frente encantando seus clientes. Amo histórias como a da Disney e do Nubank que têm o cliente como centro e se apresentam incríveis nas suas entregas de valor.

E incrível também como essas empresas geram engajamento entre seus clientes e até não clientes. O Nubank é um caso brasileiro que eu adoro acompanhar, pra mim, eles são a Disney brasileira. Nasceram de uma mesma dor e se empenham em oferecer uma excelente experiência para seus clientes.

O mais interessante é ver o resultado de como uma cultura assim externa a própria empresa, vai para as ruas e pessoas clientes e não clientes falam sobre a empresa. Os casos compartilhados geralmente são de “como essa empresa fez isso ou aquilo, você viu?” e começa uma história que geralmente todos se sentem parte daquilo. Histórias de valor.

Um dos itens mais importantes que essas empresas praticam é a colaboração. Mas como demonstrar o que é colaboração? Ou como ensinar os colaboradores a serem mais colaborativos, de verdade? Como a colaboração nasce?

Assistindo a uma série da Netflix pude ver o poder da colaboração da maneira mais incrível do mundo! Pessoas sem diagnóstico na medicina.

Nós como pacientes vamos a um médico procurando respostas, certo? O médico sempre foi uma pessoa que tem o poder de salvar vidas, afinal pensamos que por estudar tanto e todo o tempo para se atualizarem, sempre tem as respostas.

Mas e as pessoas que não tem Diagnóstico? Sofrem de médico em médico, nos melhores especialistas e simplesmente não encontram uma resposta para o que sentem?

Uma médica de New York então decidiu usar o Poder da Colaboração Mundial, tá bom pra você?

A Dra Lisa Sanders tem uma coluna na The New York Times Magazine sobre mistérios médicos difíceis de resolver. Pessoas com anos sem diagnóstico agora podem obter respostas.

Primeiro ela conversa com a pessoa pela internet, explica como será conduzido o processo da descoberta e então pede para a pessoa gravar um vídeo e contar os seus sintomas, alguns itens específicos e detalhes para que as pessoas possam ajudar.

Então ela disponibiliza o vídeo na internet e todos podem ver e compartilhar suas opiniões. Aí que a Magia acontece. São pessoas que só querem mandar boas vibrações, pessoas que sentem exatamente o que essa pessoa sente e que fica aliviado de saber que não é a única, que podem compartilhar o seu próprio diagnóstico de acordo com as semelhanças e por aí vai.

Então a Dra. Sanders avalia todas estas respostas e apresenta algumas opções para a pessoa. Ela coloca essas pessoas em contato para que conversem pela internet e possam discutir sobre o assunto. Algumas opções são descartadas aí.

Um dos casos que pude ver era de uma moça que tinha dores musculares há pelo menos 10 anos. Estava com muitas dívidas médicas, processos de médicos que ela não conseguia pagar, médicos que nunca deram o seu diagnóstico. Durante o programa, ela precisou ir para a Itália para os médicos de lá avaliarem o caso dela, era realmente muito complexo. Depois de algumas doenças descartadas com alguns exames metabólicos, mais de 100, ela então precisou aguardar 2 meses para o resultado de outro exame mais complexo. E então veio o seu diagnóstico, ela só precisava mudar a alimentação, o corpo não aceitava um determinado alimento e reagia muito mal.

Outro caso foi de uma menina que já havia sido diagnosticada com uma doença raríssima e que a única opção era fazer uma cirurgia no cérebro para dividir os hemisférios, Hemisferectomia. Os pais desesperados resolveram confirmar esse diagnóstico em outro lugar e participaram do programa. Então descobriram que havia sim uma cirurgia que poderia ser feita no cérebro mas para implantar um micro computador que captava quando as convulsões da menina aconteciam e então poderia eliminar. Ela tinha diversas convulsões por dia, por minuto.

A complexidade de um diagnóstico combina perfeitamente com a Colaboração. Mentes diversas e opiniões diferentes em toooooodo o mundo pensando sobre como resolver um problema. Isso é mágico!

E é realmente uma fórmula simples mas complexa de executar, exige muuuito esforço e vigilância constate, talvez o esforço do mundo inteiro, porque não? Olha o resultado que incrível!

Um propósito bem definido. Uma comunicação clara de um líder, engajamento das pessoas, ahhh tudo isso faz milagres sim! A magia acontece! Ainda duvida?

Publicado por Katiana Maia

Katiana Maia é QA desde pequena, só não sabia disso. Em 2015 entrou de cabeça na área e mergulhou de vez. É multiplicadora da cultura da qualidade e testes e gosta de ajudar as pessoas a entenderem o valor deles. Já palestrou em eventos como o TDC em SP e o DevOps Summit Brasil na Microsoft. É coordenadora do Meetup GaroaQA Rio que colabora com a comunidade para uma troca de experiências reais. Apaixonada pela história do Walt Disney e a cultura de excelência que se mantém até hoje.

Deixe um comentário