Na minha palestra sobre “O que aprendi sobre Qualidade com Walt Disney”, a minha deixa para falar sobre pessoas é essa frase do Walt Disney: “Você pode projetar e criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é preciso que as pessoas tornem o sonho uma realidade ”.
Uma liderança por exemplo é como você escutar os seus pais mesmo depois de grande. Eles são os nossos exemplos desde pequenos. Uma criança aprende por exemplo, a responsabilidade que os pais têm sobre a criação de uma criança é para ela levar pra vida inteira, vamos dizer que pelo menos 80 anos.
Para uma empresa é praticamente a mesma coisa, só o Mickey faz 90 anos! A essência da Disney não mudou nesse tempo, continua a ser oferecer alegria as pessoas. Walt Disney como um bom líder, conseguia engajar sua equipe para acreditar no seu sonho e fazer parte dele. Como?
Visão e Valores: É preciso ter muito claro aonde se quer chegar. Um bom líder sabe e vende isso muito bem, acredita piamente nisso. Se ele não acreditar, não consegue traduzir genuinamente para a equipe e convencê-los a pular no barco com ele. Bons pais acreditam que estão fazendo o correto na criação de um filho.
Comportamento e intenções: O comportamento da equipe depende do líder. Lembra dos pais? O comportamento da equipe vai ser inspirado nesse líder, o julgamento da equipe será sobre ações e não intenções. Comportamentos autênticos com base no que você realmente valoriza e acredita é essencial, o seu exemplo e não suas promessas é o que vai determinar o comportamento da equipe, sempre por exemplo.
Objetivo antes da tarefa: É a parte que eu mais gosto! Como você comunica seu novo sonho pra equipe? Ou, como você comunica uma tarefa nova pra equipe? Você apresenta os motivos pra desempenharem bem a tarefa ou é só apenas uma tarefa? Lembram do exemplo? Crianças quando começam a entender um pouco da vida perguntam muito por que, certo? Por que muitas vezes as crianças nos deixam sem respostas? Por quê?
A curiosidade ou a demonstração do porquê das coisas desperta a nossa vontade de fazer ou quando fizermos teremos mais cuidado porque entendemos o conceito por trás daquilo. Fica mais nítido, muito mais claro se alguém perguntar o porquê. Quando eu estou confusa sobre algum entendimento eu exercito isso. Se eu conseguir explicar em uma frase o que estou fazendo, eu realmente entendi o que estou fazendo, é muito mais eficaz efetuar a tarefa e também ajuda no cumprimento de metas, tudo está muito claro.
Então, como você comunica um sonho? Imaginem o Walt Disney contando pro Roy Disney que gostaria de fazer um parque de diversões? Haha, exercitem isso!