
Sentado em um banco de praça vendo suas filhas brincarem, ele definiu o propósito do seu novo sonho, inalcançável. Todos disseram que era a grande tolice de Disney, mas ele sabia exatamente o que queria e como faria para alcançá-lo (com a ajuda de Roy). Mesmo participando de toda a construção da Disneyland de Anaheim ele descobriu que não bastava só isso, a inauguração da Disney foi um fracasso.
Disney teria que fazer muito mais para que todos sonhassem junto com ele. Criou a Universidade Disney para passar a sua visão sobre o que ele acreditava. Até hoje, onde era o seu escritório em Anaheim no prédio do Corpo de Bombeiros, existe uma luz acesa para lembrar a todos os membros do elenco que ele ainda está lá.
Missão e valores de uma empresa pregados em uma parede não engajam uma cultura.
Depende muito do propósito da empresa e o quanto as pessoas são engajadas a acreditar nele.
Depois da inauguração da Disneyland, Walt Disney estava encafifado porque as pessoas jogavam lixo no chão, ele queria que o parque fosse um ambiente extremamente limpo, era um dos seus propósitos.
Quando ele se abaixou para pegar um lixo do chão, um funcionário disse para ele que chamaria uma pessoa da limpeza para limpar, então ele disse: Eu limpo, você limpa, todos limpam.
Depois que Walt Disney faleceu e deixou todo o seu legado, certa vez um dos seus diretores estava andando com diversos executivos convidados pelo parque, até que um funcionário chamou-lhe a atenção porque ele estava sem crachá de identificação no parque. Então esse diretor pediu desculpas, agradeceu ao funcionário pela lembrança, colocou imediatamente o crachá e prosseguiu com a visita.
O que esses dois exemplos significam? Uma cultura muito enraizada. As pessoas simplesmente só fazem a coisa certa, seja quem for.
Todos querem o bem maior da empresa, isso é muito maior que o ego de um diretor ou qualquer funcionário. O cliente é o centro de tudo, nada mais. Trabalhe por isso e toda a recompensa virá.
São 90 anos de um rato, que por causa da sua incrível história e tudo o que representa para o mundo, mudou as leis dos EUA algumas vezes para escapar do domínio público.
E Walt Disney simplesmente sabia de tudo isso que hoje são sopa de letrinhas.